domingo, 12 de janeiro de 2014

Infração de Trânsito Art.208 CTB

Conforme Resolução Contran 371/2010 ( M.B.F.T.)

Art.208. Avançar o sinal vermelho do semáforo.

Infração: Gravíssima
Penalidade: Multa

Constatação: Possível sem abordagem

Quando Autuar: ( Cód.605-01)

1) Semáforo efetivamente no vermelho, no inicio da passagem do veículo pela linha de retenção.

2) Mesmo que não complete o movimento, tendo transposto a linha de retenção na fase vermelha, parando na área de cruzamento ou sobre faixa de pedestre.

3) Veículo que passa pela linha de retenção na fase do verde ou do amarelo, fica imobilizado sobre a faixa de pedestres ou na área de cruzamento, e, tendo visão do foco semafórico, mudando este para a fase vermelha, continua na marcha e completa o movimento.

Quando não Autuar:

1) Semáforo com defeito.

2) Veículo que passa pela linha de retenção na fase do verde ou do amarelo e, mudando o sinal para a fase vermelha, fica imobilizado sobre a faixa de pedestres, utilizar enquadramento específico: 567 - 31, Art. 183

3) Veiculo que passa pela linha de retenção na fase do verde ou do amarelo, fica imobilizado sobre a área de conflito e, tendo visão do foco semafórico no momento da mudança para a fase vermelha, continua na marcha e completa o movimento antes do inicio do movimento dos veículos da via transversal, utilizar enquadramento específico: 563-00, art. 182,VII

Campo Observações:

Sempre que possível descrever a situação observada.



Obs. especiais:


Verificar sempre a visibilidade/funcionamento dos grupos focais (vegetação, lâmpada queimada, etc.)

Havendo falha semafórica, priorizar a operação.

Para verificar se o semáforo está efetivamente no vermelho, no inicio da passagem do veículo pela linha de retenção, é preciso
estar posicionado de forma a visualizar primeiro a mudança para o estágio vermelho e em seguida a linha de retenção.

Dentro da viatura, só com visão do foco e da linha de retenção.

12 comentários:

  1. existe uma restrinçao no que se diz respeito a ultrapassar o sinal vermelho apos as 23:00h,por motivo de segurança do condutor do veiculo, em casos que o condutor se sinta ameaçado, em virtude do local perigoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro,

      Apesar de em alguns centros urbanos alguns cruzamentos serem perigosos quanto à segurança, digo segurança pública e não viária, não existe regulamentação acerca desta situação. Logo, fica a critério do órgão de trânsito com circunscrição sobre a via a aposição ou não de semáforo com luz indicadora amarela piscante, falcultando a travessia com cuidado, ou não.

      Abraço!

      Excluir
  2. CLAUDINEI DIAS25/9/15

    No momento que ocorreu o avanço de sinal vermelho, eu como condutor, levava como passageira a própria proprietária do veiculo em questão para atendimento médico de urgência e emergência, pois a mesma estava com taquicárdia e corria risco de vida, gostaria de saber se existe algum recurso válido para esse tipo de ocorrência..??? A infração foi autuada através de fiscalização eletrônica por sistema automático, não metrológico de fiscalização e ocorreu as 21:01 Hs.Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro,

      Normalmente estas alegações não têm amparo no CTB, ficando a cargo da turma recursal o julgamento de cada circunstância. Você alega uma coisa chamado "Estado de necessidade".

      Boa sorte

      Abraço!

      Excluir
  3. Anônimo8/3/16

    O que conta como ultrapassar sinal vermelho, Ultrapassar a linha de retenção ou a faixa de pedestre?

    ResponderExcluir
  4. bom dia, recebi uma multa por avançar o sinal vermelho, mas na imagem não é possivel verificar a cor do semaforo?
    E nunca tive uma multa, posso perder a CNH por isso?

    ResponderExcluir
  5. Acabo de saber que em ao chegar na cidade de Curitiba a passeio fui multado no mesmo cruzamento e exatamente no mesmo horário em dois enquadramentos distintos. Avançar sinal vermelho e parar sobre a faixa de pedestre.
    Gostaria de saber se procede a atitude do órgão de transito me imputar essas duas penalidades? afinal quem avança sinal vermelho não é pra ficar na faixa de pedestre é para passar pelo cruzamento. e se alguém para na faixa de pedestre é porque alguma coisa o impediu de avançar ( continuar a transitar). Fato é que ambas as infrações me foram impostas. como devo proceder?
    Desde já muito obrigado!

    ResponderExcluir
  6. passei com sinal amarelo , e na foto estou distante bem a frente do semaforo , quase no fundo da foto , a foto e tirada ao sinal fica vermelho ?

    ResponderExcluir
  7. Passei no semáforo dando um apagão no Municipio de Betim-MG em um cruzamento, momento em que uma viatura da transbetim também passou nesse mesmo sinal a cinco metros de distancia do meu veículo com sirene desligada e giroflex desligados, mim multaram como se eu tivesse avançado sinal vermelho, o sinal estava apagado no momento da passagem, tanto quanto os mesmos também passaram, pergunto? DEFESA PREVIA FOI NEGADA, O QUE DEVO FAZER?

    ResponderExcluir
  8. Fui multado em um cruzamento, onde possui dois semáforos! Porém recebi duas multas, uma pelo cruzamento X com Y, e outra pelo avanço no semáforo da Y com X, pode isso?

    ResponderExcluir
  9. Levei duas multas pelo mesmo cruzamento, avanço de sinal vermelho no cruzamento de X com Y, e outra multa pelo cruzamento de Y com X" ! Se passei em uma vermelho o outro não deveria estar verde?

    ResponderExcluir
  10. passei em um semafaro vermelho, no tempo de 00,82s e tomei multa, nao deu 1 segundo após o vermelho.. qual é o tempo tolerancia?

    ResponderExcluir

Obrigado pela postagem ! Em breve será publicado.

RECOMENDAMOS

SITES PARCEIROS