Atualização do site: Resolução CONTRAN 989/2022

ALTERAÇÃO DO MANUAL BRASILEIRO DE FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO - VOLUME 1



ALTERAÇÃO NOS PROCEDIMENTOS DE FISCALIZAÇÃO

Print Friendly and PDF



Olá Pessoal, 

      No dia 30/07/2014 foi publicada nossa 1º alteração do Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito -MBFT Vol.1, através da Resolução Contran 497/2014. Com isso, houve várias mudanças nos procedimentos de fiscalização e em várias infrações de trânsito.


Vamos ser OBJETIVOS e expor aqui TODAS AS MUDANÇAS:




RESOLUÇÃO CONTRAN 497/2014


1º Mudança:  Agente da Autoridade de Trânsito


ANTES:


O agente da autoridade de trânsito competente para lavrar o auto de infração de trânsito (AIT) poderá ser servidor civil, estatutário ou celetista ou, ainda, policial militar designado pela autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via no âmbito de sua competência.

            Para que possa exercer suas atribuições como agente da autoridade de trânsito, o servidor ou policial militar deverá ser credenciado, estar devidamente uniformizado, conforme padrão da instituição, e no regular exercício de suas funções.

            O uso de veículo, na fiscalização de trânsito, deverá ser feito com os mesmos caracterizados.

            O agente de trânsito, ao presenciar o cometimento da infração, lavrará o respectivo auto e aplicará as medidas administrativas cabíveis, sendo vedada a lavratura do AIT por solicitação de terceiros.

            A lavratura do AIT é um ato vinculado na forma da Lei, não havendo discricionariedade com relação a sua lavratura, conforme dispõe o artigo 280 do CTB.
             
            O agente de trânsito deve priorizar suas ações no sentido de coibir a prática das infrações de trânsito, porém, uma vez constatada a infração, só existe o dever legal da autuação, devendo tratar a todos com urbanidade e respeito, sem, contudo, omitir-se das providências que a lei lhe determina.

DEPOIS:   


O agente da autoridade de trânsito competente para lavrar o auto de infração de trânsito (AIT) poderá ser servidor civil, estatutário ou celetista ou, ainda, policial militar designado pela autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via no âmbito de sua competência.

Para que possa exercer suas atribuições como agente da autoridade de trânsito, o servidor ou policial militar deverá ser credenciado, estar devidamente uniformizado, conforme padrão da instituição, e no regular exercício de suas funções.

O veículo utilizado na fiscalização de trânsito deverá estar caracterizado

O agente de trânsito, ao constatar o cometimento da infração, lavrará o respectivo auto e aplicará as medidas administrativas cabíveis. É vedada a lavratura do AIT por solicitação de terceiros, excetuando-se o caso em que o órgão ou entidade de trânsito realize operação (comando) de fiscalização de normas de circulação e conduta, em que um agente de trânsito constate a infração e informe ao agente que esteja na abordagem; neste caso, o agente que constatou a infração deverá convalidar a autuação no próprio auto de infração ou na planilha da operação (comando), a qual deverá  ser arquivada para controle e consulta. 

O AIT traduz um ato vinculado na forma da Lei, não havendo discricionariedade com relação a sua lavratura, conforme dispõe o artigo 280 do CTB. 

O agente de trânsito deve priorizar suas ações no sentido de coibir a prática das infrações de trânsito, devendo tratar a todos com urbanidade e respeito, sem, contudo, omitir-se das providências que a lei lhe determina.”


2º Mudança: Condutor de país estrangeiro

ANTES: O condutor de veículo automotor, oriundo de país estrangeiro e nele habilitado, poderá dirigir com os seguintes documentos:

- Permissão Internacional para Dirigir (PID) ou Documento de habilitação estrangeira, quando o país de origem do condutor for signatário de Acordos ou Convenções Internacionais, ratificados pelo Brasil, respeitada a validade da habilitação de origem e o prazo máximo de 180 dias da sua estada regular no Brasil.
- Documento de identificação.

DEPOIS:

O condutor de veículo automotor, oriundo de país estrangeiro e nele habilitado, poderá dirigir portando Permissão Internacional para Dirigir (PID) ou documento de habilitação estrangeira, acompanhados de documento de identificação, quando o país de origem do condutor for signatário de Acordos ou Convenções Internacionais, ratificados pelo Brasil, respeitada a validade da habilitação de origem e o prazo máximo de 180 dias da sua estada regular no Brasil.”

3º Mudança: Alteração das Infrações de Trânsito ( Estamos aguardando a publicação das fichas(anexos) pelo DENATRAN para  adaptar nosso site às novas mudanças, quando estivermos em dia, atualizaremos o status do site para a Resolução 497/2014).

Alteração nas fichas de infração:

art. 169 (código de infração 520-70)
art. 181, X (código de infração 547-90)

art. 187, I (códigos de infração 574-61 e 574-63),
art. 231, VIII (códigos de infração 686-61 e 686-62), 

do MBFT – Volume I, passam a vigorar com a redação dada pelo Anexo desta Resolução.

4º Mudança: Inclusão de Regulamentação de Infração ( Estamos aguardando a publicação das fichas(anexos) pelo DENATRAN para  adaptar nosso site às novas mudanças, quando estivermos em dia, atualizaremos o status do site para a Resolução 497/2014).

Acrescentado ficha da infração do Art.230 XXIII ( Código da Infração nº756-00).

5º Mudança: Revogação das fichas de infrações:( Estamos aguardando a publicação das fichas(anexos) pelo DENATRAN para  adaptar nosso site às novas mudanças, quando estivermos em dia, atualizaremos o status do site para a Resolução 497/2014).

art. 244, I (códigos de infração 703-02 e 703-04) e 
art. 244, II (códigos de infração 704-82 e 704-84).



Comentários

  1. Um agente de trânsito poderá lavrar um auto de infração, em situação de blitz, mesmo não tendo visto a infração, por solicitação de outro agente de trânsito que tenha visto a solicitação e convalide o AIT?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro,

      Sim, visto que a resolução 497/2014 alterou o MBFT(Resolução 371/2010). Foi trocada a palavra "presenciar" para "constatar". DESDE QUE ambos estejam em operação de comando de fiscalização.

      Abraço!

      Excluir
  2. Um policial efetua uma abordagem de rotina, logo constata alguma irregularidade, ele pode pedir o auxilio de um agente de transito da sua corporação para autuar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro,

      Tecnicamente NÃO. Ambos os agentes devem ter capacidade para autuar. Ambos os policiais militares para executar a fiscalização de trânsito devem estar CREDENCIADOS, ou seja, possuir o curso de formação específico para esta atividade. O Comando de fiscalização que se refere a Resolução 497/14 é de TRÂNSITO, e não policial.

      CTB.
      Art. 23. Compete às Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal:
      III - executar a fiscalização de trânsito, quando e conforme convênio firmado, como agente do órgão ou entidade executivos de trânsito ou executivos rodoviários, concomitantemente com os demais agentes credenciados;

      Abraço!

      Excluir
    2. Caso a infração seja estática e ainda esteja presente quando o colega chegar, creio que é possível.

      Excluir
  3. Olá. Minha dúvida. Auto de infração preenchido pelo agente sem abordagem. Art. 197 do CTB. Consta no MBFT que o campo Observações é de preenchimento obrigatório, mas o recurso foi indeferido. Houve alguma mudança neste sentido para terem ignorado tal disposição legal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro,

      Depende da data da infração, a Resolução CONTRAN 480/2014 diz o seguinte:

      “Art. 3º Os órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito deverão adequar seus procedimentos até a data de 31 de julho de 2014.”

      Se antes desta data, realmente poderão indeferir.

      Abraço!

      Excluir
  4. Olá ! Minha dúvida é que se um agente credenciado e apto na atividade de fiscalização de transito e fardado, só que transitando em seu veiculo particular (moto), porem na rodovia que trabalha, presencia uma infração muito grave, pode fazer a multa ??? No caso sem abordagem ???

    Grato !

    ResponderExcluir
  5. Penso que não deva existir convênios. Creio que deva os órgãos de trânsito ter seu quadro de efetivo.Aqui no MT tem aprovados e classificados e o governo não chama, mas usam a PM no trânsito. Blitz também não vejo com bons olhos porque geralmente é para arrecadar grana. Não concordo porque o órgão de transito sabe exatamente quem esta em débito então deve acionar o individuo pelos meios legais. Compete à PM, quando credenciado, FISCALIZAR como é o texto da lei, contudo eles fazem tudo (lavra multa, medidas administrativas etc.) Se é fiscalizar eles não podem interpretar a seus modo até porque se fosse este o entendimento estendido, a Lei não especificaria nos artigos 24, VI, (Municipios); 22, V, (Estados, DF) 21,VI, (U, E, M) e 20, I (PRF). Acho que a PM esta indo além do que lhe compete e deve restringir em fiscalizar (apenas observar, advertir quem estiver mal estacionado, etc). O que me diz Mestre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe bem a pergunta (Na atividade de fiscalização).
      O Agente da Autoridade é a pessoa física e não o veículo utilizado no transporte se estiver exercendo a atividade pode sim pois o mesmo tem fé pública para tal a sua omissão sim poderá gerar processo por prevaricação e poderá até ser demitido após processo legal Abraço.

      Excluir
  6. Bom dia. Gostaria que me esclarecesse as seguintes dúvidas: 1ª. Após a municipalização do trânsito é obrigatória ou facultativa a nomeação do Conselho Municipal de Trânsito? 2ª. É obrigatório que o município tenha um engenheiro de transito? 3ª. É obrigatório ou facultativo que o município faça convenio com a Polícia Militar para fiscalização do trânsito no perímetro urbano? Desde já meus sinceros agradecimentos

    ResponderExcluir
  7. Existe uma regra para quanto autuar e quando não autuar?

    ResponderExcluir
  8. ola no campo destinado ao nome do condutor, se for colocado outra informação que difere do nomo ex:"veiculo em transito" cabe recurso e torna o auto inconsistente?

    ResponderExcluir
  9. Levei uma notificação de autuação do art. 169 com o cod. 5207. Porém na notificação no campo observação está em branco. está correta essa aplicabilidade de multa?

    ResponderExcluir
  10. venho para devidos fins ressaltar, então toda a resolução 371 do CONTRAN foi revogada??? campo de observações, obrigatoriedades de descrever os fatos narrados de algumas autuações não são mais validos nessa resolução 371????
    (021)9.8888-8869. ass.; Pablo Orion. nem todo mundo que é acusado merece ser condenado...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, em breve será publicado. Veja as regras de uso do site.