Atualização do site: Resolução CONTRAN 989/2022

Infração de Trânsito Art.230, I.

Conforme Resolução CONTRAN 561/2015 -  Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito - MBFT Vol. 2



Art. 230, I - Conduzir o veículo com o lacre de identificação violado/falsificado

Infração: gravíssima
Penalidade: Multa e apreensão do veículo
Medida administrativa: Remoção do veículo e recolhimento do CRLV

Constatação: Mediante abordagem

Quando Autuar: ( Cód. 655-61)

Veículo com o lacre da placa:
. não fixado em sua estrutura, com indícios de ter sido violado por ação humana;
. diferente do padrão do órgão de trânsito responsável pela lacração do veículo;
.coberto com produto colante (silicone etc) que impeça sua identificação.

Veículo com o arame do lacre trançado de forma a simular uma lacração regular.

Quando não Autuar:

Veículo com a placa sem o  lacre ou com o lacre partido por ação do tempo (ferrugem etc), utilizar enquadramento específico: 640-80, art. 221.

Caso não seja possível identificar o padrão definido pelo órgão de trânsito responsável pela lacração do veículo.

Campo Observações:

Obrigatório descrever a  situação observada e os procedimentos adotados:
Ex.:
. "Lacre da placa não fixado na estrutura do veículo"
. “Lacre violado, não apresenta ferrugem”
. "Lacre da placa coberto com silicone impedindo a identificação"

Observações especiais:

Art. 115. O veículo será identificado externamente por meio de placas dianteira e traseira, sendo esta lacrada em sua estrutura, obedecidas as especificações e modelos estabelecidos pelo CONTRAN.

Em caso de indícios de falsificação, noticiar o fato para providências de polícia judiciária.

Comentários

  1. Fui autuado hoje, pois minha placa, devido a vibrações ocasionadas pela má conservação das estradas, se partiu em uma linha quase reta que segue de forma horizontal entre os parafusos de fixação ao para-lama traseiro.

    Enfim, como utilizo protetor de placa, a mesma se encontrava fixa, sem violação do lacre, mantendo perfeita visibilidade tanto de sua numeração, como até mesmo do código de barras que identifica a placa junto ao Detran-RJ.

    Já li e reli o Art.230 e não sei como meu caso poderia se encaixar em violação / falsificação, pois mesmo com a estrutura partida, nenhum elemento de identificação foi violado, e no momento da abordagem o agente pode verificar a veracidade da identificação, o que elimina a falsificação.

    Vocês poderiam me auxiliar no sentido de recorrer dessa injustiça, já que no mais o veículo se encontrava em perfeitas condições de circulação, e agora mesmo tendo pago pra retirá-la do deposito público, estou impossibilitado de utiliza-la pois a C.R.L.V continua detida no Detran?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro,

      O enquadramento desta infração seria:

      Art. 230. Conduzir o veículo:
      IV - sem qualquer uma das placas de identificação;

      Infração - gravíssima;
      Penalidade - multa e apreensão do veículo;
      Medida administrativa - remoção do veículo;

      E no campo observações narrado o fato observado.

      Claro, se este fato prejudicou a leitura dos caracteres da placa.

      Se simplesmente estaria faltando um pedaço da placa, mas preservados os caracteres para a leitura, dai seria:

      Art. 221. Portar no veículo placas de identificação em desacordo com as especificações e modelos estabelecidos pelo CONTRAN: (Resolução CONTRAN 231/2007)

      Infração - média;
      Penalidade - multa;
      Medida administrativa - retenção do veículo para regularização e apreensão das placas irregulares.

      Abraço!

      Excluir
    2. Tenho a mesma situação sua. A placa rompeu de lado a lado, ,as o lacre permanece intacto e a placa presa pelos parafusos....
      Fui o Detran e falaram que não era necessário trocar a placa.

      Excluir
    3. Enquadramento 6556-4,placa violada(sinônimo de violada = quebrada).Multa e remoção do veiculo.Se o agente usou outro enquadramento,geralmente usam o 6556-1(lacre violado)voces podem recorrer.Lacre violado e diferente de placa violada.

      Excluir
  2. fui atuado e tive minha moto e documentos apreendidos, por causa que o lacre estava rompido devido a ação do tempo, melhor o rompimento era apenas no arame sendo que o mesmo não estava enferrujado, mas estava bastante ressecado, o rompimento do arame foi em um ponto atrás da placa próximo do final do arame onde é enrolado/torcido e feito o corte, o rompimento não afetava em hipótese alguma a identificação do veiculo e apenas ele não permitia que a placa fosse removida seria necessário o rompimento do lacre separando ele do chassi da moto. Para poder verificar apenas de olhar e/ou até mesmo por foto é possível identificar que o rompimento do arame foi devido a ação do tempo, pois uso a moto de forma intensa nas vias de São Paulo que infelizmente não é 100% regular tendo diversos remendo no asfalto dependo da via que esteja trafegando fazendo com que a moto vibre muito e que o desgaste seja maior. Fui atuado no art 230, inciso I e o enquadramento usado foi 65561 - Conduzir o veiculo com o lacre de identificação violado/falsificado, e no campo de observação da atuação esta o seguinte: "No ato da fiscalização, constatou-se que o lacre da placa encontrava-se rompido. gostaria de saber se esta correto o artigo, inciso e enquadramento utilizado pelo policial de transito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro,

      Se não foi constatado indícios de falsificação/adulteração, o enquadramento estaria incorreto.

      Veículo com a placa sem o lacre ou com o lacre partido por ação do tempo (ferrugem etc), utilizar enquadramento específico: 640-80, art. 221.

      Art. 221. Portar no veículo placas de identificação em desacordo com as especificações e modelos estabelecidos pelo CONTRAN:

      Infração - média;
      Penalidade - multa;
      Medida administrativa - retenção do veículo para regularização e apreensão das placas irregulares.

      No entanto, o preenchimento do campo obs. não foi citado se foi pela ação do tempo ou indícios de falsificaçao/adulteração, desse modo, é difícil o questionamento acerca do fato.

      Abraço!

      Excluir
  3. O que fazer no caso, se em minha cidade não têm lacres, e não tem previsão para chegar. Meu carro está emplacado, mas sem o lacre...

    ResponderExcluir
  4. OLá

    meu amigo foi parado na blits com a moto em meu nome, e ele estava sem a cnh dele, iam liberar depois de ter constatado que ele tinha cnh a, porem o outro policial viu o lacre da minha moto estava sem aquela parte vermelha estava só no chumbo, mas estava tudo intacto, o arame tudo sem adulteração, ele disse que era proibido e apreendeu a moto por esse detalhe, gostaria de saber se posso recorrer disso e ter sucesso e como ele estava pilotando gostaria de saber para quem vai a pontuação, pois o veiculo esta em meu nome, pelo que vi gera 2 multas 1 pela ausencia da cnh e 1 pelo selo da placa, eu ainda estou para incluir categoria, e se vier gravissima consigo tirar fazer inclusão da B para A?

    ResponderExcluir
  5. Olá. Recentemente a tag com o nome da cidade do meu veículo quebrou na linha do lacre. O lacre segue intacto, mas não há mais a identificação da cidade na placa de trás. Em qual infração me enquadro? Art. 231 ou 221? Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. o policial viu minha moto na rua parada e eu n estava conduzindo, quando cheguei pediu doc q estavam todos ok ja q moto é nova( 2010) e disse q teria q rebocar a moto pq o lacre estava violado, porem tinha +- um ano q tinha feito relacramento pq tinha mudado a placa e n sei pq a tampa do lacre tinha saído, mas arames e parte inferior do lacre estavam intocadas e muito novas. Pediu tb q eu empurra-se a moto ate a blitz onde rebocou. A atitude do policial foi correta, de pedir p empurrar moto ate blitz e reboca-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo creio que no caso de desobedecer às ordens emanadas pelo agente da autoridade de trânsito, estará passível de ser cumulativamente autuado com a infração grave, por está desobedecendo às ordens emanadas pelo mesmo.

      Excluir
  8. Boa noite amigos, qual é o órgão responsável pela fiscalização dos gases poluentes?
    e qual órgão responsável para fazer esse controle?

    ResponderExcluir
  9. Boa noite pessoal, estou com o mesmo problema que o nosso amigo weslei Gabriel, porem foi colocado na minha multa o art.221 e o código 6408-0 e no campo de observação placa de identificação traseira com lacre rompido pela ação do tempo. Foi correto o enquadramento utilizado pelo policial. Desde já grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  10. Olá. Quando apenas o lacre da placa foi quebrado, aparentemente por ação humana, em qual artigo se enquadra esta situação? E é correto recolher o documento do veículo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o lacre foi rompido por ação humana, o artigo é 230,I do CTB, E O CÓDIGO DE ENQUADRAMENTO É o 655-61; sem contar que se constitui crime no ART. 311 do CP. Já em relação ao recolhimento do CLA, a resposta é não. A medida administrativa correta é: Se sanada a irregularidade, confeccionar a autuação no enquadramento supracitado e liberar o veículo, porém se não sanada, recolhe-se o veículo ao patio, dendo em vista a revogação de ART.262 pela lei. 13.281 de 2016.

      Excluir
  11. Fui notificado no código de infração 655-61 - por conduzir veículo com lacre de identificação violado/falsificado. Acontece que nunca estive com a moto no local e a notificação nem consta o nome do condutor, e caso a moto estivesse com o lacre violado/falsificado, naturalmente ela deveria ter sido apreendida. Estou a uma distância de mais de trezentos km do local citado na notificação. Como proceder neste caso? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  12. minha motocicleta foi removida por estar com o lacre rompido, e se encontrava estacionada. o ato foi legal.

    ResponderExcluir
  13. Mestre do Trânsito,
    Preciso de sua ajuda!
    A alguns dias fui abordado por uma blitz da Policia Militar (PMERJ) e tive o veículo/documento apreendido e ainda fui multado no código de infração 655-6 (conduzir o veículo com o lacre de identificação violado/falsificado). Não concordei com a penalidade posta pelo agente e desejo recorrer da ação, pois o lacre está apenas faltando uma das partes. Essa devida falta de uma das partes do lacre deve se soltado por conseqüência do tempo e da má estrutura das vias. Me ajude! Estou me sentindo um criminoso sendo atuado por falsificação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite,

      Também fui parado em uma blitz hoje pela PMERJ e a mesma coisa aconteceu comigo. você recorreu?

      Excluir
  14. sousa 16/08/16
    fui multado com infração gravissima apenas porque o arame que prende achassi tava quebrado pela ação do tempo;gostaria de saber se tem como recorrer

    ResponderExcluir
  15. boa tarde, levei essa maldita multa, minha moto numa viagem soltou a placa e violou o lacre, consegui colocar a placa e o lacre de volta na br mesmo. dias depois fui multado, só que a moto está no nome de uma amigo meu, e os pontos nao foram pra meu nome, e sim pro dele, pra piorar minha situação. Eu assinei o prontuário lá de condutor, e mesmo se foi pra ele(o proprietário do veículo) eu posso trocar pro meu nome. O abencoado do PM que me multou disse que iria pro meu nome, e nao pro proprietário. OBRIGADO e Deus abencoe. obs meu amigo por conta disso ficou com 22 pontos, ou seka, broooonca pra mim.

    ResponderExcluir
  16. ano passado em junho coloquei o lacre da placa ao passar na ponte fui multado e tive retenção o documento do carra, como posso recorre pois fiz o correto fui ao DETRAM e paguei a taxa para colocar mas aguem a retiro

    ResponderExcluir
  17. Sou motorista de caminhão de uma determinada empresa e tive uma abordagem em uma blitz da BPRV na Cidade de Paracambi-RJ e foi constatado pelo policial que o caminhão estava sem a tampa do lacre da placa onde consta uma numeração,mais jamais o arame estava rompido ou que eu quizesse fazer algum tipo de adulteração,pois eu estava em serviço pela empresa.
    O caminhão foi rebocacado e foi aplicado a multa na empresa por trafegar com o selo da placa quebrado.
    Hoje fui pego surpresa pelo supervisor da empresa na qual me entregou a multa para mim e pediu q eu assinasse a infração.
    Pra mim eu não cometi nenhuma infração,pois eu sou motorista e a empresa tem colaboradores competentes designados para fazer uma fiscalização em toda a frota,inclusive eu trabalho em equipe na qual tem um técnico de segurança do trabalho que também faz essa fiscalização do veículo.
    Então queria saber se eu assino a infração e a empresa pode descontar o valor referente a multa do meu pagamento.

    ResponderExcluir
  18. BOA TARDE TENHO UMA OFICINA DE MOTO, TINHA UMA MOTO DE UM CLIENTE MEU DENTRO DA MINHA OFICINA COM O ARAME DA PLACA SOLDADO, OS POLICIAIS APREENDERAM ELA ( ESTA MOTO JÁ ESTAVA EM PROCESSO DE TRANSFERENCIA PARA A TROCA DE LACRE) A AÇÃO DOS POLICIAIS FORAM LEGAL SENDO QUE A MOTO ESTAVA DENTRO DO ESTABELECIMENTO E EM PROCESSO DE TRANSFERENCIA?

    ResponderExcluir
  19. Mimha moto foi apreendida ontem por estar com o lacre violado. Estou indo busca-la, tenho que pagar a multa antes de pega-la? Onde se encontra essa multa para que eu possa pagar? Outra dúvida, consigo tira-lo do depósito sem consertar a placa e o lacre ? O que fazer ?

    ResponderExcluir
  20. Bom dia, possuo uma moto custon. Gostaria de colocar a placa na lateral da moto, ela fica paralela a roda traseira. Olhando de todos os ângulos, a visualização é a mesma da posição central. Porem o crva de Porto Alegre não permite a colocação na lateral, eles alegam que prejudica o carona. Isto não é verdade, minha esposa nunca tocou na placa. Pergunto, tem alguma lei que diz o que realmente é o correto?

    ResponderExcluir
  21. Tive a minha moto apreendida o policial notificou lacre violado foi retirar o veículo pode constatar que o mesmo violou o arame da placa tem como recorrer da multa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aconteceu isso comigo tbm,o lacre estaria quase rompido por ação do tempo ferrugem,a multa seria mais leve o agente do detran terminou de puxar e quebrar, e ainda me autuou no art.2310 como lacre violado.
      vou tentar recorrer

      Excluir
  22. Olá. Tive meu carro apreendido por causa do lacre danificado.arame do lacre perfeito, somente aquele plástico estava danificado por algum motiv.. Documentos e carro td em ordem. Policial chamou guincho e levou... isso pode?

    ResponderExcluir
  23. Olá, deixei meu carro em.um estacionamento quando retornei percebi que o lacre da placa foi arrancado! Oque fazer?

    ResponderExcluir
  24. meu veículo está com a tampa do lacre da placa quebrada, não existe indício de violação do arame, o motivo da quebra da tampa do lacre foi por pequena batida no para-choque traseiro, sendo assim o carro pode ser multado e apreendido?

    ResponderExcluir
  25. Olá , meu veiculo foi apreendido a placa esta quebrada , onde prende os parafusos de fixação , devido a este motivo o PMRJ , enquadrou me no artigo 6556-4 , junto com o veículo também apreendeu o documento de licenciamento anual; Isto esta certo ? ; Como devo proceder mediante as circunstância ?

    ResponderExcluir
  26. meu veiculo devido as mas condiçoes das vias, quebrou a frente do lacre caindo a numeração, nao houve violação nenhuma, ele simplesmente quebro,oq devo fazer ja q estou no final do ano, e ano q vem ja tenho q vistorirar denovo?

    ResponderExcluir
  27. Boa noite, o meu caso é um pouco diferente o arame trançado quebrou na parte que enrola no chassi devido a ferrugem, gostaria de saber como ficaria minha situação eu resolvi o problema no mesmo dia junto ao Detran.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia acebei de perde minha moto pra policia... Documento em dia habilitado... Mas o lacre caiu a tampinha da frente onde fica a nu
    Numeracao do lacre... Caiu por ma quLidDe , nao iria arrancar ... Seria cSo de apreencao...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, em breve será publicado. Veja as regras de uso do site.