Atualização do site: Resolução CONTRAN 989/2022

Infração de Trânsito Art.181 I CTB - Estacionar o veículo nas esquinas e a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal


Conforme Resolução Contran 925/2022

Tipificação Resumida: Estacionar nas esquinas e a menos de 5m do alinhamento da via transversal.

Código de Enquadramento: 538-00

Amparo Legal: Art. 181, I.

Tipificação do Enquadramento: Estacionar o veículo nas esquinas e a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal.

Gravidade: Média

Penalidade: Multa

Medida Administrativa: Remoção do veículo. (Vide Parte Geral deste Manual)

Pode Configurar Crime de Trânsito: NÃO

Infrator: Condutor

Competência: Órgão ou Entidade de Trânsito Municipal e Rodoviário.

Pontuação: 4

Constatação da Infração: Possível sem abordagem.

Quando Autuar: 

1. Veículo estacionado na esquina, a menos de 5 (cinco) metros do bordo do alinhamento da via transversal.

Quando NÃO Autuar:

1. Infração por desobediência à sinalização: utilizar enquadramento específico.
2. Local sinalizado com permissão de estacionamento.
3. Veículo efetuando embarque e desembarque nas esquinas e a menos de 5m do alinhamento da via transversal, utilizar enquadramento específico: 557-60, art. 182, I.

Definições e Procedimentos:

1. VIA - superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais, compreendendo a pista, a calçada, o acostamento, ilha e canteiro central.

Exemplos do Campo de Observações do AIT:

1. Veículo totalmente na esquina.
2. Prejudicando a visibilidade do condutor na intersecção ou cruzamento.
Informações Complementares:
1. A autuação independe da existência de sinalização.



Comentários

  1. Quando o condutor é surpreendido retornando ao veículo e deixando o local, antes da possibilidade de abordagem pelo agente,,, permanece o mesmo enquadramento???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro,

      Sim. O auto é feito sem abordagem, basta a constatação pelo agente.

      Abraço!

      Excluir
  2. Gostaria de saber onde começa precisamento o bordo do alinhamento da via transversal. fui multada com minha moto estacionada a uns 2 metros antes do nome PARE.

    ResponderExcluir
  3. Também tenho um pouco de dúvida. A referência é o meiofio da via transversal, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A norma nunca fala "meiofio da via transversal (Sic)" e sim "cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal". Bordo da via é a linha de construção, uma vez que calçada também faz parte da via.

      Excluir
    2. Então, se a calçada tiver 4 metros de largura, a distância até a pista transversal será de 5m + 4m? Caramba! E se for uma praça, que não tem construção, conta a partir de onde? Ou também é proibido estacionar ao lado de praças?

      Excluir
  4. Outra dúvida: a proibição de estacionamento começa a partir da placa de "proíbido estacionar" ou abrange alguma extensão de via anterior?

    Por exemplo, numa via hipotética em que a placa estivesse a 12 metros do bordo transversal, poder-se-ia estacionar um veículo de até sete metros de extensão posicionado com o parachoque dianteiro alinhado com o poste da placa? Entendo que sim, pois a proibição valeria para o trecho posterior à placa. Haveria algum trecho no CTB que indicasse o raciocínio correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma placa de proibição de estacionamento tem a cobertura de 30 metros antes e 30 metros depois, podendo até ser 40, mas o recomendável é 30. Exceto em locais sinalizados por inicio e término ou linha amarela.

      Excluir
  5. BOA TARDE. PODERIA ME EXPLICAR O QUE SERIA ESTE BORDO DO ALINHAMENTO DA VIA TRANSVERSAL? SE A RUA POSSUIR RECUO ANTES DE CHEGAR NA ESQUINA, COMO FAZER VALER ESTE ARTIGO? OBRIGADO

    ResponderExcluir
  6. Fábio:

    Boa noite.

    Sempre entendi o "bordo do alinhamento da via transversal" como o alinhamento de guias da rua que cruza aquela em que eu estou. Agora, como você perguntou, fui atrás da descrição formal. Achei-a em:

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9503.htm _ dê um CTRL+F para encontrar rapidamente o termo_:

    BORDO DA PISTA - margem da pista, podendo ser demarcada por linhas longitudinais de bordo que delineiam a parte da via destinada à circulação de veículos.

    Como se vê, e se a interpretação estiver certa, não é a guia que define o bordo, mas a faixa branca que costuma estar a uns 40cm da borda da sargeta. É esta linha, então, que determina o limite para estacionar.

    A propósito, sobre a dúvida que expressei em 3/10/15, obtive uma resposta de um amarelinho no centro de S. Paulo: a proibição vale para o quarteirão em que a placa de proibição de estacionamento estiver posta. Ele não soube informar o número do artigo que confirmava o que falou _ eu também não; aliás, não consegui encontrar nem mesmo o artigo que determina o que devemos fazer em função da cor do semáforo.

    JR

    <>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio aqui você refere-se ao bordo da pista, mas o enquadramento do artigo 181 inc. I diz bordo da via, que neste caso é a linha de construção, portanto a sua forma de pensar pode estar correta, mas você não está falando de bordo da via e sim da linha branca que é o bordo da pista que nada tem haver com o alinhamento da via.

      Excluir
  7. Ops! Errei! 'Sarjeta' é a calha por onde escoam as águas; 'guia', ou 'meio-fio', é o que deveria ter escrito.

    JR

    ResponderExcluir
  8. Pode-se levar essa multa em duplicidade por diferença apenas de 10 minutos de emissão uma da outra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende muito da autuação, mas dependendo do caso pode sim. Para isso importante saber o enquadramento utilizado.

      Excluir
  9. Parei meu carro em uma curva onde não havia sinalização de proibição e não atrapalhava a passagem de outros veículos,ocorre que fui multada por estacionar nas esquinas e a menos de 5m do alinhamento da via transversal, ocorre que eu estava a 70 metros da próxima via. Cabe recurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recurso cabe, mas com a sua afirmação será difícil ganhar.

      Excluir
  10. Unknow (a útima):

    Bom dia.

    Parece que ninguém está dando suporte a este fórum.

    Apenas para confirmar o que entendi, você poderia indicar o local em que estava, se possível enviando referências de mapa? Se sim, e supondo que não conheça o procedimento, sugiro ir ao Google Maps, clicar no local da multa com o botão direito do 'mouse' e selecionar "O que é isto?". Então, copiar e colar aqui os caracteres indicadores da posição de GPS, como -9.657124, -35.698592).

    Se não valer em termos de saber o que diz a lei, ainda valerá para alguma aprendizagem mútua.

    ;)

    ResponderExcluir
  11. olá foi multado , 538-0 minha moto com menos de 5m do aliamento
    não tinha faixa branca no local indicando o começo e final dos cinco metros
    sem sinalização . posso fazer minha defesa . já que não tinha faixa no local .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A faixa branca de nada serve como referência, principalmente quando falamos de menos cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal. Neste caso não precisa ter sinalização de solo. Com a faixa branca não tem valor para estes caso entendo que de nada vai adiantar colocar isso.

      Excluir
    2. uma dica importante, quando não há marcação.... como então o agente fez a constatação do termo "menos de 5,00m". para não deixar dúvida entre 4,99m e 5,00m deve existir uma medição, já que falemos em medidas certas. olhômetro não passa pela aferição do INMETRO. A Fé publica não vai cobrir isso.

      Excluir
  12. errado é proibido estacionar nas esquinas e a menos de cinco metros do bordo de alinhamento da via transversal

    ResponderExcluir
  13. os dois veiculos estão errados é proibido estacionar na pista ou no acostamento salvo por motivo de força maior

    ResponderExcluir
  14. Olá. Muito bom este fórum para esclarecer essas dúvidas. Fui multado a menos de 5 metros do bordo da via transversal. Era uma situação emeregencial pois estava buscando minha mãe de 80 anos em um hospital. Não havia vaga pra estacionar. Liguei o sinal de alerta e não gastei mais de 5 minutos pra retirar o veículo. Gostaria de saber se cabe recurso.

    ResponderExcluir
  15. Se no terreno do cruzamento das vias não houver construção, onde começar medir os 5 m?

    ResponderExcluir
  16. No caso de acidente ? O carro estava estacionado na esquina , lugar impróprio , onde seria a passagem de outros carros e motos para tbm fazer a curva , o espaço não foi suficiente e aconteceu de bater .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, em breve será publicado. Veja as regras de uso do site.