Manuais de Trânsito


                                MANUAIS DE TRÂNSITO
                                          
Olá Pessoal , 

Para facilitar as nossas pesquisas sobre Legislação de Trânsito, segue a lista de Manuais do CONTRAN.

Bons estudos !

RECOMENDAMOS:

     style="display:inline-block;width:320px;height:100px"
     data-ad-client="ca-pub-9743301606519230"
     data-ad-slot="8495997500">




Manual Brasileiro de Dispositivos Auxiliares, VOLUME VIMINUTA. Ainda pendente de aprovação do CONTRAN. Publicada em 07/04/2016.


Manual Brasileiro de Sinalização de  Sinalização Temporária, VOLUME VII. MINUTA. Ainda pendente de aprovação do CONTRAN. Publicada em 07/04/2016.


www.google.com.br

Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito - Volume 1 :  RESOLUÇÃO Nº 371, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2010: Aprova o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, Volume I – Infrações de competência municipal, incluindo as concorrentes dos órgãos e entidades estaduais de trânsito e rodoviários.

Alterações do Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito - Volume 1: Resolução 497/2014: Altera o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, Volume I – Infrações de competência municipal, incluindo as concorrentes dos órgãos e entidades estaduais de trânsito e rodoviários


http://rotapernambucana.wordpress.com/

Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito Volume 2 . Serve de base para regulamentação das principais infrações de trânsito.( principalmente as do Art. 230 do CTB). A aprovação sairá muito em breve, estamos acompanhando diariamente.

www.google.com.br

Manual Brasileiro de Sinalização Vertical de Regulamentação - Volume 1: O Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito - Volume I foi elaborado em consonância com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e com as diretrizes da Política Nacional de Trânsito. Trata-se de um documento técnico que visa à uniformização e padronização da Sinalização Vertical de Regulamentação, configurando-se como ferramenta de trabalho importante para os técnicos que trabalham nos órgãos ou entidades de trânsito em todas as esferas.





Manual Brasileiro de Sinalização Vertical de Advertência - Volume 2: O Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito – Volume II foi elaborado em consonância com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e com as diretrizes da Política Nacional de Trânsito. Trata-se de um documento técnico que visa à uniformização e padronização da Sinalização Vertical de Advertência, configurando-se como ferramenta de trabalho importante para os técnicos que trabalham nos órgãos ou entidades de trânsito em todas as esferas




Manual Brasileiro de Sinalização Vertical de Indicação - Volume 3. Versão preliminar. A versão final do referido volume só terá validade após sua aprovação pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN.







Manual Brasileiro de Sinalização Horizontal - Volume 4: RESOLUÇÃO Nº 236, DE 11 DE MAIO DE 2007. Aprova o Volume IV - Sinalização Horizontal, do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito.

O Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito – Volume IV foi elaborado em consonância com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e com as diretrizes da Política Nacional de Trânsito. Trata-se de um documento técnico que visa à uniformização e padronização da Sinalização Horizontal, configurando-se como ferramenta de trabalho importante para os técnicos que trabalham nos órgãos ou entidades de trânsito em todas as esferas.









Manual Brasileiro de Sinalização Semafórica - Volume 5.: Versão definitiva. Homologado pelo CONTRAN através da Resolução 483/2014.











Quadro de Fabricantes de Veículos - DNIT

Utilizado para Cálculos de pesos e dimensões dos Veículos.




Manual de Direção Defensiva - DENATRAN



























GUIAS E CARTILHAS








Guia do Transporte Escolar 
( FNDE, GGAME, MPES e COPEDUC)
















Noções de Primeiros Socorros no Trânsito - DENATRAN -ABRAMET - Associação Brasileira de Medicina de Tráfego















DECRETO Nº 5.296 DE 2 DE DEZEMBRO DE 2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências

DECRETO Nº 6.949, DE 25 DE AGOSTO DE 2009 Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007

Recomendamos o site: www.deficienteonline.com.br - O melhor site para o profissional com deficiência.

14 comentários:

  1. Anônimo16/10/14

    Ué... não há manual para uso de cadeirantes e ou ciclomotores para deficientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro, estamos aguardando uma autorização por escrito da ABNT para disponibilizar uma NBR específica no site, onde diz tudo sobre cadeirantes e acessibilidade. Vamos aguardar a resposta. Obrigado pelo contato!

      Excluir
  2. Boa noite! Por que não podemos baixar o Manual de Fiscalização vol 2 (pendente de aprovação) no site?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro,

      O MBFT Vol. II não é um manual homologado pelo CONTRAN, possui erros de procedimento. Além disso, muitas orientações desta minuta não tem amparo legal e houve muitas mudanças da legislação desde a sua disponibilização. Estamos trabalhando em um Manual Completo que será apresentado em breve "Manual Técnico de Fiscalização de Trânsito", não só com base no MBFT Vol. I, mas na Doutrina, Jurisprudência, Portarias DETRAN, deliberações e toda a legislação vigente, um material completo que será lançado em 2016.

      Abraço!

      Excluir
  3. Por favor, libera o download de todo o mbft volume 2, minuta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo20/11/15

      O Download já está liberado. só clicar acima...

      Excluir
  4. Bom dia mestres do trânsito! o manual de fiscalização de trânsito II está disponível e a resolução 561/2015 que o aprova teve sua data de publicação em 24/11/2015, dizendo que os órgãos e entidades de trânsito deverão adequar os procedimentos em até 90 dias a contar da data da publicação...Mediante o exposto gostaria de saber se a aplicação deste manual se dá a partir da data da publicação ou iniciará a partir dos 90 dias ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro,

      Se dá a partir da publicação. No entanto, os órgãos terão 90 dias para se adaptar. Como isso funcionaria na prática? simples. Se em algum recurso da penalidade de multa o infrator alegar que o agente da autoridade não seguiu os procedimentos do manual, certamente o órgão informará que estaria dentro do prazo de adaptação. Este prazo, em tese, seria destinado ao treinamento dos agentes e outros procedimentos administrativos internos.

      Abraço!

      Excluir
  5. Anônimo28/4/16

    Olá!boa tarde meu nome é Rose,
    gostaria de saber como devo proceder em uma cidade pequena onde nao há sinalização e que trabalho pela prefeitura como agente de transito,e quanto aos agresores e outros,que nao respeitam o q faço?.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia gostaria de imprimir o conteudo do MBFT vol. 2 porem nao consigo diz que nao esta disponivel para download o que posso proceder? obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Olá... Não consegui fazer os downloads do MBFT volume ll (minuta),
    Esta hospedade no google drive e pede autorização do proprietário para download.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo22/8/16

    COMO FAÇO PARA COMPRAR O MBFT VOLUME 1

    ResponderExcluir
  9. parabéns aos Mestres do Trânsito....

    ResponderExcluir
  10. Parabéns aos Mestres dos Trânsitos!
    Tenho uma dúvida...
    Quando em uma avenida de duplo sentido existe um canteiro central e a prefeitura faz a sinalização horizontal, a faixa pintada do lado do canteiro não deveria ser amarela por dividir os fluxos?

    ResponderExcluir

Obrigado pela postagem ! Em breve será publicado.

RECOMENDAMOS

SITES PARCEIROS