quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Infração de Trânsito Art.219 CTB

Conforme Resolução Contran 371/2010 ( M.B.F.T.)

Art.219. Transitar em velocidade inferior à metade da máxima da via, salvo faixa direita.

Infração: Média
Penalidade: Multa

Constatação: Possível sem abordagem

Quando Autuar: ( Cód.625-40)

Veículo que transita com velocidade inferior à metade da máxima permitida, retardando ou obstruindo o trânsito, medida por instrumento ou equipamento hábil, do tipo móvel, portátil ou operado por agente de trânsito.

Quando não Autuar:

1) Quando as condições de tráfego e metereológicas não permitirem ou o veículo estiver transitando na faixa da direita.

2) Utilizando medidor de velocidade do tipo fixo ou estático com dispositivo registrador de imagem.

3) Veículo que transitar na faixa/pista da direita regulamentada como exclusiva para determinado tipo de veículo, utilizar enquadrado específico: 568-10, art. 184, I

Campo Observações:

Descrever a situação observada e a existência de placa R-19 na via.


3 comentários:

  1. Anônimo5/7/17

    Acredito que o art. 219 seja contraditório ao art. 62, já que no art. 62 diz: A velocidade mínima não poderá ser inferior à metade da velocidade máxima estabelecida, respeitadas as condições operacionais de trânsito e da via. Ou seja não diz nada sobre a faixa da direita, entendo que as infrações devem ser relacionadas diretamente as normas gerais de conduta e circulação.

    ResponderExcluir
  2. Uma vez que a lei diz: "SALVO pela faixa da direita", quer dizer que o motorista, mesmo estando abaixo da velocidade mínima permitida estando na faixa da direita, não comete infração.

    ResponderExcluir
  3. Deveria haver uma permissão para veículos de grande porte e com carga poderia sair para o acostamento para dar fluidez ao transito na pista de mão dupla e depois retornar a pista,eu por exemplo rodo na 262 sentido Belo Horizonte e passo muita raiva com as muriçocas e com os bi-trens que andam se arrastando na rodovia andam á 20 km por hora causando uma fila imensa,deveria haver consenso das autoridades visto que nossas estradas são tudo sucateadas, se sair para acostamento leva multa,mas se arrastar na pista não leva nada! muita safadeza!

    ResponderExcluir

Obrigado pela postagem ! Em breve será publicado.

RECOMENDAMOS

SITES PARCEIROS