sábado, 4 de janeiro de 2014

Infração de Trânsito Art.181 XVII

Conforme Resolução Contran 371/2010 ( M.B.F.T.)

Art.181 XVII. Estacionar em desacordo com a regulamentação - vaga de curta duração.

Infração - leve; Grave ( Infração alterada pela Lei 13.146/2015)
Penalidade - multa;
Medida administrativa - remoção do veículo;



Obs. Res. 302/08 VII - Área de estacionamento de curta duração é a parte da via sinalizada para estacionamento não pago, com uso obrigatório do pisca-alerta ativado, em período de tempo determinado e regulamentado de até 30 minutos.

Constatação
: Possível sem abordagem

Quando Autuar:  ( Cód.554-17)

Veículo estacionado em desacordo com o estabelecido pelas informações complementares relativas ao estacionamento de curta duração, regulamentado pela placa R6b.


Quando não Autuar:

Veículos antigos que não possuam pisca-alerta, etc

Campo Observações:

Informar a situação observada: Ex: . "veículo estacionado há mais de x minutos"; . "veículo estacionado sem acionar o pisca-alerta".


15 comentários:

  1. moto que não possui o pisca-alerta pode estacionar nessa vaga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro,

      Não. Indicador luminoso de mudança de direção é equipamento obrigatório para o seu veículo (Resolução 14/98 CONTRAN), se está sem, conduzir o veículo desta forma é infração de trânsito.

      Abraço!

      Excluir
    2. Alison Ao meu entender a moto que não tiver o pisca alerta não pode estacionar por não atender os requisitos da placa, as motos pequenas (125, 150, 250 etc) não possui pisca alerta, as motos maiores (650, 1000 etc) já possuem o pisca alerta. Portanto "smj" as motos que não tenham o sistema de pisca alerta não podem estacionar nas vagas rápidas de curta duração.

      Excluir
  2. Anônimo28/12/15

    tomei multa porem nao informa se foi por tempo ou pisca alerta, posso recorrer pois sempre que fico nesse tipo de vaga nao deixo mais que os 15 minutos e ligo o pisca tambem.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo21/2/16

    Olá tomei multa por estacionar em desacordo com a regulamentação - estacionamento rotativo art 181, XVII do ctb, posso recorrer visto que foi por estourar o tempo limite? Foram 5 pontos, considerado grave e valor de 127,69, um absurdo!

    ResponderExcluir
  4. Posso ser multado a qulquer hora da noite?

    ResponderExcluir
  5. Recebi uma multa em relação a vaga de curta duração no dia 15/05/2016 às 15:08h. Era dia de Domingo, fui ao Shopping próximo e não fiquei mais do que 15 minutos.
    Não está incorreta a infração?
    Grato! João Luiz Neves Pereira

    ResponderExcluir
  6. Em Curitiba estão multando mesmo com o condutor dentro do veículo, parei para que o passageiro pudesse descer e fiquei esperando uns 10 minutos, como estava dentro do veículo não liguei o alerta, passou um carro da Diretran e multou. Forma boa de arrecadar dinheiro ...

    ResponderExcluir
  7. Fui multado por não ligar o alerta hoje, posso recorrer?

    ResponderExcluir
  8. As motocicletas que não possuem pisca alerta, enquadro no 55417 com obs que o mesmo estava sem acionar o pisca alerta?

    ResponderExcluir
  9. ESTACIONAR EM DESACORDO COM A REGULAMENTAÇÃO - VAGA DE CURTA DURAÇÃO ART 181, XVII DO CTB 13/11/2016 ÀS 21:03 H
    GOSTARIA DE SABER SE É NECESSÁRIO APÓS AS 18 HRS DEIXAR O PISCA ALERTA?
    OBS: NÃO TEM HOSPITAL E FARMÁCIAS NA RUA!

    ResponderExcluir
  10. Ola eu tb fui multada depois das 20 hs e não havia nem comercio aberto.Temos que reagir a isso.

    ResponderExcluir
  11. Também fui multado a partir das 21 HS, nenhum comércio aberto, consigo recorrer ?

    ResponderExcluir
  12. Também fui multado a partir das 21 HS, nenhum comércio aberto, consigo recorrer ?

    ResponderExcluir
  13. Em Dezembro/16, fui até a Capital(resido no litoral) e estacionei a minha moto em frente a uma loja na 24 de maio, a guardinha da URBs chegou e eu como estava na frente da loja fui conversar com ela a qual informou rispidamente que não podia estacionar naquele local, ai perguntei aonde deveria e ela mostrou que era na esquina da rua. Neste momento a proprietária da loja me orientou a empurrar a moto até a calçada em frente a loja, junto a outra moto já estacionada, tudo isto foi feito na frente da guardinha, a qual não questionou nada a orientação da proprietária da loja, e para minha surpresa recebi no meu antigo endereço (na Capital) uma notificação de estacionamento irregular no valor de $ 195 reais. Isto é um absurdo, pois no que ela chegou nós conversamos e com a orientação a moto foi retirada de imediato da rua. Isto leva a crer que realmente a orientação deve ser multar quem puder e quanto mais melhor. No meu entender se ela iria me multar, deveria ter me entregue uma cópia do auto de infração no ato, coisa que ela não o fez. O que devo fazer neste caso, vale a pena recorrer?

    ResponderExcluir

Obrigado pela postagem ! Em breve será publicado.

RECOMENDAMOS

SITES PARCEIROS