Atualização do site: Resolução CONTRAN 989/2022

Infração de Trânsito Art.181 XV - Estacionar na contramão de direção


Conforme Resolução Contran 925/2022


Tipificação Resumida: Estacionar na contramão de direção.

Código de Enquadramento: 552-50

Amparo Legal: Art. 181, XV.

Tipificação do Enquadramento: Estacionar o veículo na contramão de direção.

Gravidade: Média

Penalidade: Multa

Medida Administrativa: Não

Pode Configurar Crime de Trânsito: NÃO

Infrator: Condutor

Competência: Órgão ou Entidade de Trânsito Municipal e Rodoviário.

Pontuação: 4

Constatação da Infração: Possível sem abordagem.

Quando Autuar:

1. Veículo estacionado na contramão de direção, em via com duplo sentido de circulação, mesmo sem sinalização horizontal.
2. Veículo estacionado na contramão de direção em via com sentido único de circulação.

Quando NÃO Autuar:

1. Veículo parado, efetuando embarque ou desembarque de passageiros, na contramão de direção, em via com sentido único ou duplo sentido de circulação, utilizar enquadramento específico: 565-70, art. 182, IX.

Definições e Procedimentos:

1. ESTACIONAMENTO - imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros.
2. Art 48. Nas paradas, operações de carga ou descarga e nos estacionamentos, o veículo deverá ser posicionado no sentido do fluxo, paralelo ao bordo da pista de rolamento e junto à guia da calçada (meio-fio), admitidas as exceções devidamente sinalizadas.

Exemplos do Campo de Observações do AIT:

1. Veículo estacionado no sentido B/C.
2. Veículo estacionado na contramão de direção. Via com sentido único de direção.

Informações Complementares:

1. A autuação independe da existência de sinalização.



Comentários

  1. Olá, poderiam me ajudar com uma dúvida?
    Minha esposa parou com o carro na contramão de direção enquanto dava aula no colégio. Porém, na mão "correta" (outro lado em que ela não parou), há placa de proibido parar e estacionar em toda a extensão da rua. Minha dúvida é: nestes casos em que a mão é dupla e em um lado é totalmente proibido parar, não seria permitido estacionar do lado oposto estando o veículo em questão em qualquer direção?
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Em hipótese nenhum se pode estacionar na contramão de direção, com ou sem placas. No caso que você falou, do lado da via onde não há placas de proibição, o estacionamento só é permitido se o veículo estiver apontado para o lado correto da via. Não sei se deu para entender.

      Excluir
    2. Art 90, pra que serve? Ver art 21, 24, 80, 88 e 90, além e outros. SINALIZAÇÃO - são 5 (cinco) MANUAIS... cadê a sinalização da via?????????????
      Reza o Art. 90. Não serão aplicadas as sanções previstas neste Código por inobservância à sinalização quando esta for insuficiente ou incorreta.

      § 1º O órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via é responsável pela implantação da sinalização, respondendo pela sua falta, insuficiência ou incorreta colocação.

      É bom ressaltar que, se houve acidente nessa via, O MUNICIPIO RESPONDE JUDICIALMENTE...

      INDUSTRIA DA MULTA...

      Excluir
  2. se puderem me enviar a resposta da dúvida anterior pelo email medinafop@gmail.com ou me avisarem da publicação aqui eu agradeço.

    ResponderExcluir
  3. Estava seguindo na rua e entrei pela esquerda apenas para estacionar, sabendo que essa rua que é a esquerda é sentido direita mão única. Isso entra como transitar pela contramão de direção em via com sinalização sentido único?

    ResponderExcluir
  4. Olá. Meu veículo quebrou e foi empurrado e estacionado na contramão da direção por haver apenas estacionamento daquele lado da via. Antes que eu pudesse rebocá-lo foi roubado as rodas e suspenso em calços. Este o motivo de estar ali estacionado. Posso recorrer a esta multa? Vale ressaltar que a multa veio via correios e não consta informado ou observado "Condutor ausente", ou "Condutor orientado, recusou-se a retirar o veículo"

    ResponderExcluir
  5. É possível multar, estacionando na contramão de direção, sendo a rua com sentido único ??

    ResponderExcluir
  6. podem explicar como é essa multa de estacionar na contramão de direção, quando a via é sentido único ???

    ResponderExcluir
  7. Recebi uma multa por ESTACIONAR NA CONTRAMAO DE DIRECAO numa rua de mão dupla,mas a rua existe um recuo tipo uma margem para estacionamento dos carros e onde o meu carro estava parado. O meu carro estava estacionado nesse recuo/margem, mas no sentido contrário do lado da rua que é o recuo para estacionar. Pode ser aplicado multa nesses casos, pois o carro não estava estacionado na Rua e sim nesse recuo/margem para estacionamento.

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde, uma dúvida levei uma multa por parar para entrar numa garagem no qual o policial disse que estava na contramão e me multou sem me conversar comigo, ainda perguntei o que eu estava fazendo de errado e ele disse que eu era muito mal educada e que ele iria me multar, o que posso fazer nesse caso?

    ResponderExcluir
  9. A senhora pode deve e vai pagar a multa.
    Pode também sentar e chorar.
    Eu concordaria em multar o policial. Mas como sempre são "altoridades" acima de q/q coisa.
    Abuso de poder? Isso somente qdo o superior dele pega ele folgando. Vc é inferior dele.
    Então volta ao inicio do texto.
    Pq eu vou fazer o mesmo. Pq um idiota igual fez o mesmo comigo. Acho q queria graças comigo e eu nem dei bola pro otário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estacionar com a roda pro lado da rua é errado???

      Excluir
  10. Por gentileza, existe mão de direção em rua sem saída? É passível de recurso de multa neste caso?

    ResponderExcluir
  11. Por gentileza, existe mão de direção em rua sem saída? É passível de recurso de multa neste caso?

    ResponderExcluir
  12. Então não existe exceção, estacionar na contramão é sempre proibido?

    ResponderExcluir
  13. Fico indignado como a pessoas não sabem distinguir o CERTO do ERRADO....

    ResponderExcluir
  14. Fui multado por estacionar na contra mão em uma rua que não havia sinalização e estava presente no momento, não fui orientado a retirar o veículo pois se tivesse sido eu teria retirado e a multa foi dado como eu estava ausente, como proceder nesse caso?

    ResponderExcluir
  15. Fui multado por estacionar na contra mão em uma rua que não havia sinalização e estava presente no momento, não fui orientado a retirar o veículo pois se tivesse sido eu teria retirado e a multa foi dado como eu estava ausente, como proceder nesse caso?

    ResponderExcluir
  16. BOA NOITE. ACABEI DE RECEBER ESTA SUPRESA DE NOTIFICAÇÃO VIA CORREIO, POR TER ESTACIONADO NA CONTRA MÃO DE DIREÇÃO NO DIA 30/12 AS 22:00 HORAS - ESTACIONEI DE FRENTE A CASA DE MEUS PAIS, ONDE FREQUENTO HÁ ANOS. NUNCA TIVE ESTE ABORRECIMENTO. A RUA NÂO TEM SINALIZAÇÃO E SEMPRE FOI DE POUCO ACESSO E MÃO DUPLA. CABE RECURSO? COMO PROCEDER ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode recorrer mas vai ter que pagar e seguir o CTB se não quiser ser multado novamente.

      Excluir
  17. Como recorrer a uma multa desse tipo?
    No meu não veio nenhum dado do equipamento, e não foi especificado se o consutar estava ausente ou não!

    ResponderExcluir
  18. Quando diz constatação sem abordagem significa que o policial não pode falar com o condutor ?
    Levei Uma multa assim mas o policial faltou com respeito

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde, tenho uma dúvida que aconteceu comigo. Eu estacionei " em sentido contrário", entretanto, nesta via não passam dois veículos ao mesmo tempo sendo que o que estiver passando vai ocupar a via no sentido em que está indo pois, o estacionamento é dos dois lados e a via é de mão dupla, circulando nos dois sentidos. Desse modo, independente do lado da via que você estacionar já estaria no sentido correto. Nesse casso eu estou errando?

    ResponderExcluir
  20. Meu amigo levou uma multa por estacionar na contramão, ele é cadeirante, se estacionasse na mão certa, não poderia descer do carro, já que é um canal.difícil

    ResponderExcluir
  21. FUI MULTADO POR ESTACIONAR NA CONTRA MAO AS 16:59 HS, ORLA, TRANSITO TRANQUILO, O QUE MAIS SE VER SÃO CARROS ESTACIONADOS DESSA FORMA. MAS, NESSE DIA E NESSE HORÁRIO EU ESTAVA EM CASA ASSISTINDO TV, PORQUE FIZ UMA OPERAÇÃO COM 05 CIRURGIAS, COLOQUEII UMA VALVULA MECANICA NA AORTICA E 04 PONTES: DUAS SAFENAS E DUAS MAMARIAS, E OUTRA COISA, NÃO GOSTO DE DIRIGIR A NOITE POIS TENHO 65 ANOS, ENTAO ESSA MULTA É MENTIROSA, COMO RECORRER?

    ResponderExcluir
  22. Penso que um local onde há mão dupla, comércios e em 1 lado, oposto ao comercio é totalmente proibido parada para carga e descarga. O objetivo, específico é prejudicar o comercios.
    Deveria haver 1 espaco para o cliente.

    ResponderExcluir
  23. ESTACIONEI MEU CARRO EM FRENTE A MINHA CASA NA CONTRAMÃO EM UMA RUA SEM SAÍDA E SEM FAIXA DIVIDINDO A RUA, EM UM EVENTO PROMOVIDO PARA O DIAS DAS MÃES FOI PEDIDO APOIO A GUARDA MUNICIPAL QUE FOI ATE O LOCAL E PRESTOU O APOIO E DE QUEBRA AINDA SAIU MULTANDO OS CARROS QUE ESTAVAM ESTACIONADOS NAS CALÇADAS E NA RUA COMO O MEU . NESSE CASO DE RUA RESIDENCIAL SEM SAÍDA PODERIA SER MULTADO?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, em breve será publicado. Veja as regras de uso do site.